A Via Campesina em todo o mundo saúda as trabalhadoras, urbanas e rurais, pertencentes a diferentes organizações com diversas formas de mobilização e ativismo, que resistem ao capitalismo e ao patriarcado, a se juntarem aos atos desse 8 de março. A CPT participa da organização de vários eventos e mobilizações pelo Brasil, confira:

Neste dia Internacional das Mulheres, as mulheres da Via Campesina, camponesas, indígenas, afrodescendentes, pescadoras, pastoras, mulheres em áreas urbanas e rurais, pertencentes a diferentes organizações com diversas formas de mobilização e ativismo, saudamos as trabalhadoras organizadas em todo o mundo, que resistem ao capitalismo e ao patriarcado. Neste ano de 2019 nos juntamos à greve feminista convocada por diferentes organizações feministas.

Prestamos homenagem às mulheres que participam de uma luta constante para acabar com a violência contra as mulheres e contra todas as formas de opressão da humanidade, mulheres que estão quebrando o silêncio da impunidade. Às mulheres que enfrentam a opressão estrutural do capitalismo, recusando-se a aceitar os padrões patriarcais enraizados na sociedade em que, a cada dia, são vítimas de violência, discriminação, exploração, opressão e assassinato. Estamos chamando-as a reafirmar a necessidade de colocar fim à violência capitalista e patriarcal contra as mulheres, através da nossa campanha de denúncia, renovada na VII Conferência Internacional da Via Campesina, realizada em Bilbao em 2017.

Avante mulheres!

A CPT participa da organização de diversos atos e mobilizações pelo Brasil, confira:

No Maranhão será realizado o II Encontro Regional de Mulheres do Campo, acompanhadas pela CPT, que terá início no dia 07 de março, e no dia 08 haverá um ato público no município de Coroatá. O Encontro segue, ainda, até dia 10 de março.

Em Roraima o Núcleo de Mulheres de Roraima está organizando uma mobilização no dia 8 de março com o tema “Pela vida das mulheres, Armas Não!”, onde serão discutidas as violências contra a mulher e o impacto da flexibilização da posse de armas decretada pelo atual presidente. A partir de encontros e rodas de conversas desde janeiro a atividade foi proposta por um coletivo de mulheres do estado. A CPT, a Pastoral da Juventude e Cáritas, além de outras organizações, fazem parte da organização do ato.

No Território de Irecê – Bahia – haverá uma grande marcha das mulheres no dia 8 de março. Várias organizações e movimentos sociais são responsáveis pelo ato.

Em São Paulo, na cidade de Promissão, no dia 10 de março será realizado o Encontro das Mulheres da Roça e da Cidade, com o tema “Políticas Públicas e a Previdência Social”, o evento é organizado pela CPT e pelas CEB’s.

Em Alagoas, serão realizadas atividades em 3 municípios no dia 8 de março:

• Delmiro Gouveia – as mulheres sertanejas do campo e cidade farão uma mobilização no centro da cidade, juntando MST, CPT, professoras e estudantes da UFAL entre outras.

• Arapiraca – as mulheres do agreste do estado se mobilizarão na segunda maior cidade do estado.

• Maceió – na capital do estado as mulheres do campo chegarão no dia 07 pela manhã e farão caminhada silenciosa até o INCRA, onde entregarão a Carta das Mulheres e distribuirão alimentos. Pela tarde, caminhada até a Secretaria de Segurança Pública para protestar contra as inúmeras violências contra as mulheres no estado. No dia 08, mulheres do campo e da cidade marcharão juntas até a comunidade Sururu de Capote, onde haverá doação de alimentos trazidos do campo.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue?

Clique aqui e veja como contribuir

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons