Qualquer pessoa pode participar da mobilização que começará às 7 horas da quarta-feira, 21, no estacionamento da Feirinha. Até dia 28 serão realizadas outras atividades de sensibilização

Em 2018, mais de 400 pessoas participaram da caminhada

Araguaína inicia as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta quarta-feira, 21, com uma caminhada de sensibilização. A mobilização começará às 7 horas, no estacionamento da Feirinha, de onde o grupo sairá para a Praça das Nações. Em 2018, mais de 400 pessoas participaram do evento.

A programação segue até o dia 28 com apresentação de arte dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), passeio ciclístico na Via Lago, palestra para familiares de deficientes, workshop sobre esporte e inclusão, e ainda uma missa em ação de graças e confraternização.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Araguaína (CMPD) e também coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Vane Mary Dias Carneiro Brito, o objetivo das atividades é mostrar a capacidade do deficiente. “É preciso que a sociedade olhe o deficiente com outros olhos. Eles são capazes. Precisamos fazer valer as políticas públicas já existentes, como o acesso ao emprego”, afirmou.

Direitos garantidos

Os deficientes podem contar com diversos atendimentos ofertados pelo Município nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Como no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro-Dia, Clínica Escola Mundo Autista, Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (CIL) e Núcleo de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais de Araguaína.

Assistência no Município

Araguaína é o único município do Tocantins que tem uma CIL, prestando atendimento a mais de mil pessoas por mês. Também conta com professores surdos e interpretes que oferecem capacitação aos servidores públicos da Saúde, Educação e Assistência Social. Além de contar com um veículo disponível para ajudar os deficientes auditivos no acompanhamento médico.

Referência no autismo

Também única no Estado, em funcionamento desde 2016, a Clínica Escola Mundo Autista atende 215 usuários por mês com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No local é oferecido atendimento médico, fonoaudiológico e dental. Também há atendimento especializado na assistência social e educação, com pedagogia, neuropsicopedagogia, psicopedagogia clínica, arteterapia, musicoterapia e educação física.

Transformação em Araguaína

Desde 2013 até o final deste ano, Araguaína terá investido em mais de 120 km de calçadas com acessibilidade. Os setores que foram revitalizados e ainda os novos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida também foram entregues com infraestrutura completa e calçadas com rampas… (Marcelo Martin/Foto: Marcos Sandes/Ascom)

Programação

Dia 21 (quarta-feira)

8h – 7ª Caminhada das Pessoas com Deficiência (Estacionamento da Feirinha).

Dia 22 (quinta-feira)

19h – Exposição do Festival Nossa Arte (Auditório Faculdade Dom Orione, Centro).

Dia 23 (sexta-feira)

8h30 às 10h30 e 14 às 16h – Passeio da Escola Especial Raios de Luz (Chácara da Maternidade Dom Orione).

Dia 24 (sábado)

16h30 – Passeio Ciclístico (Via Lago).

Dia 26 (segunda-feira)

8 às 12h e 14 às 18h – Workshop sobre esporte paralímpico, inclusão e deficiências (Auditório Unitpac).

Dia 27 (terça-feira)

8h – Palestra “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” (Centro de Reabilitação da APAE, setor Manoel Cardoso).

Dia 28 (quarta-feira)

8h – Missa de encerramento e confraternização (Igreja São João Batista, bairro São João).

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons