Serviço recebe vítimas de violência sexual de todo o estado e que estão em situação de risco

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem) e Núcleo Espcializado de Defesa da Saúde (Nusa), oficiou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Gestão Hospitalar, a prestar informações sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

O Serviço foi incorporado ao pronto socorro como nova forma de atendimento às vítimas de violência sexual, desde o dia 1º de agosto. No Ofício, o Nudem e o Nusa questionam os impactos das mudanças no atendimento às vítimas, de forma a evitar qualquer tipo de retrocesso.

De acordo com o Nudem e o Nusa, o Savis é fundamental para o atendimento humanizado e qualificado de mulheres violentadas, principalmente na rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres. No Ofício, o Núcleo expõe, ainda, que o Serviço não se restringe ao atendimento ambulatorial, mas contempla o imprescindível acompanhamento psicológico por equipe multidisciplinar.

Ofício

O Ofício é assinado pelos defensores públicos Franciana Di Fátima, coordenadora do Nudem, e Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Nusa. Ele foi protocolado na sexta-feira, 2, e estipula o prazo de 48 horas para respostas.

Atendimento

O Savis recebe vítimas que são crianças, adolescentes e mulheres de todo o estado e que estão em situação de risco. Alguns servidores do Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas estão preocupados com a alteração no Savis.

(Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO – Loise Maria/ Arquivo Ascom DPE-TO)

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons