Departamento Municipal de Licenciamento e Fiscalização Ambiental disponibiliza site com informações e emissão de licenças para pequenas e médias empresas de Araguaína

A licença ambiental é emitida geralmente em um mês, após protocolo dos documentos no site, vistorias no local e elaboração de pareceres dos fiscais ambientais

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, disponibiliza o licenciamento ambiental digital através de uma página na internet. O objetivo é facilitar o processo de emissão de licenças e trazer informações importantes sobre preservação do meio ambiente para pequenas e médias empresas de Araguaína.

De acordo com a Lei Federal nº 237, empreendimentos que realizam atividades potencialmente poluidoras e que geram resíduos devem apresentar três licenças ambientais: prévia, de instalação e de operação. Lava jato, posto de gasolina, oficina mecânica e indústria são exemplos de empreendimentos que precisam das licenças para poderem funcionar regularmente e sem poluir o meio ambiente.

Licenciamento online

Para acessar a página de licenciamento ambiental na internet, o empresário basta entrar no site da Prefeitura (www.araguaina.to.gov.br), clicar no link “Empresa” e selecionar a opção “Licenciamento Ambiental”. Na página, os empreendedores ainda têm à disposição as listas de documentos necessários para retirar a licença de acordo com cada atividade.

O prazo para receber as licenças ambientais é variável. “Geralmente protocola e, em um mês, após vistorias e elaboração de pareceres, se favoráveis, recebe a licença em mãos”, comunicou o diretor municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Orialle Barbosa. 

Por que licenciar

A importância dos documentos de licenciamento, além de serem obrigatórios para o funcionamento regular da empresa, é de atender todas as exigências que garantem ao Município que o meio ambiente se encontra preservado.

“O objetivo das licenças é preservar o meio ambiente, evitando lançamento de efluentes, óleos e água servida para os rios e mananciais”, assegurou Barbosa.

Capacidade técnica

As licenças são realizadas pelo Município devido a secretaria municipal demonstrar capacidade técnica e estrutural, com equipe multiprofissional para realizar as vistorias necessárias. O Meio Ambiente Municipal licencia empreendimentos de pequeno e médio porte, de acordo com a Lei Complementar Federal nº 140/2011.

Para quem preferir o meio tradicional, as licenças também podem ser retiradas na Secretaria do Meio Ambiente, no Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, localizado à Avenida José de Brito Soares, nº 728, no Setor Anhanguera, 1º piso…( Thatiane Cunha / Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom)

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons