A modernização do Aeroporto de Araguaína é uma luta antiga da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) e de todos os empresários da região. Ver de perto a execução dos trabalhos da primeira etapa, é a concretização de um sonho para o setor empresarial e para a população local.  Assim, avalia a presidente da ACIARA, Hélida Dantas, que acompanhada do vice-presidente, Denilson Silva e do Secretário Ulysses Parente, visitou na úlyima segunda-feira, 23, as obras do Aeroporto de Araguaína. Com recursos do Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a obra está orçada em R$ 49 milhões, que financiará três etapas do projeto.

O convite partiu do prefeito Wagner Rodrigues, que estava acompanhado do vice, Marcus Marcelo; do Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas; do Secretário de Planejamento, Frederico Prado; e do presidente da ASTT (Agência de segurança, Transporte e Trânsito), Rérissom Macedo. Também estavam presentes o Deputado Federal Tiago Dimas e o Presidente do Sindicato Rural, Wagner Borges.

Segundo o secretário Hélter Dantas, a visita teve como principal objetivo mostrar que os serviços da primeira etapa já iniciaram. “Sempre se falou muito na obra do Aeroporto de Araguaína e ficava a dúvida se iria acontecer. Demoramos de dezembro de 2017 até esse início de agosto para que as obras fossem iniciadas, devido ao excesso de burocracia nos trâmites com ANAC e a Secretaria de Aviação Civil. Agora sim, a obra está em andamento”, comemorou Dantas.

Luta

Sempre fez parte das demandas da ACIARA, a ampliação do aeroporto com objetivo de atrair novas companhias aéreas e baratear o preço das passagens. A empresária e advogada, Eunice Kuhn, lembra que na época em que foi presidente da entidade, há 10 anos, fez uma pesquisa de mercado sobre a viabilidade da modernização do Aeroporto que atenderia não somente o Tocantins, mas também o sul do Pará e do Maranhão. “O levantamento que fizemos na época apontou que com a reforma, o aeroporto atenderia uma população de 800 mil habitantes. Hoje esse número deve ser bem maior”, destacou.

Eunice, que faz parte da Diretoria da Aciara, ressalta que a muito tempo os empresários da região têm arriscado a vida, pegando a estrada até Imperatriz-MA e Palmas para buscar voos mais baratos. “Com o aeroporto estruturado, teremos empresas interessadas em oferecer voos de Araguaína para qualquer lugar do país. A gente vê com muitos bons olhos essa reforma. Acreditamos que dessa vez dará certo e teremos uma Aeroporto que Araguaína merece”, conclui Kuhn.

Para a empresária do setor contábil, Antônia Lopes, a obra do novo aeroporto trará novas oportunidades para a região. “A nossa expectativa é grande para a conclusão dessa obra. É a realização de um sonho de todos os araguainenses, considerando que vai potencializar ainda mais a geração de negócios e criar a mobilidade tão esperada por toda classe empresarial”, destacou Antônia.

Previsão

Nessa primeira etapa, com recursos de R$ 13,5 milhões, estão previstas drenagem, terraplanagem, troca da cerca do sítio aeroportuário e a instalação de RESA, que é uma área de escape com 90 metros em cada cabeceira da pista. “Também será feita a implantação da faixa preparada do eixo central da pista com 90 metros para o lado esquerdo e mais 90 metros para o lado direito. Essa faixa tem que ser plana, sem nenhum desnível. Tudo isso pensando na segurança e conforto dos usuários”, explicou Hélter. A previsão para a conclusão da primeira etapa é de sete meses.

A segunda etapa prevista para março, inicia logo após a conclusão da primeira parte. Nesse segundo momento será feita a instalação do Sistema PAPI. “É o equipamento que vai possibilitar que novas companhias aéreas operem com aviões à jato, no caso a Azul que já mostrou interesse em fazer a linha Araguaína-Goiânia. Assim que o PAPI estiver instalado, a gente vai poder receber aeronaves de maior porte”, disse o secretário.

Fonte: Ascom/Aciara

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons