Legenda:  Equipe orienta os barraqueiros das praias sobre os cuidados no descarte do óleo de cozinha usado na produção dos alimentos. Equipe orienta os barraqueiros das praias sobre os cuidados no descarte do óleo de cozinha usado na produção dos alimentos. – Fernando Alves/Governo do Tocantins

O Projeto Praia Consciente percorreu diversos municípios desde o início da temporada de praias no Tocantins. As ações buscam orientar banhistas e comerciantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Durante as ações as equipes orientam sobre o descarte correto dos restos de comida e falam sobre a acomodação de latinhas e outros recipientes cortantes em locais adequados para evitar acidentes. Para os comerciantes e campistas alertam também sobre o manuseio do óleo de cozinha após o uso na produção dos alimentos, e da proibição de jogar resíduos nos rios.

Alguns comerciantes relatam que reaproveitam o óleo na produção de sabão tanto para comercializar, como para o uso doméstico. A comerciante de Praia Norte, Maria do Socorro, fala sobre as vantagens que esse reaproveitamento traz. “Além de preservar o meio ambiente, o óleo que a gente usa aqui é reaproveitado para produzir o sabão pra vender e isso complementa o orçamento da família”, afirma.

Além das informações relacionadas à preservação do Meio ambiente, a ação também divulga o WhatsApp Consciente, que é um canal exclusivo para receber denúncias de degradação ao meio ambiente através do (63) 9 9988-0030.

Os banhistas aprovam a iniciativa e destacam que toda forma de orientação é válida, para que cada vez mais as pessoas tenham educação e mantenham as praias limpas e conservadas. “Isso é maravilhoso e eu já participei da operação limpeza em outras praias do Estado e essa ação de conscientização é muito importante porque o pessoal acaba descartando o lixo em lugar inapropriado e a gente também fiscaliza, e a nossa missão é passar a informação para os outros que venham jogar lixo no rio”, Afirmou o turista Marlon Ferreira.

No próximo fim de semana as equipes estarão realizando as últimas ações do Projeto neste ano. Miracema, Lajeado e Palmas serão as três cidades a receber a visita do projeto. As equipes estarão colando nas barracas dos comerciantes adesivos com o número do WhatsApp consciente. A finalidade é que esses adesivos permaneçam lá até o final da temporada para que atinja o máximo de pessoas possíveis e auxilie na preservação das praias. (Da Ascom)

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons