O vereador Marcus Marcelo do (PL), comemorou a realização do trabalho feito pelo Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos que só no primeiro mês de funcionamento já realizou cerca de 50 castrações gratuitas. O centro de castração foi inaugurado em outubro e tem o objetivo de fazer o controle de natalidade de cães e gatos, evitando o abandono e combatendo a proliferação de doenças como a leishmaniose.

Marcus Marcelo é autor da lei de criação do centro, 2958/2015 que trata da esterilização gratuita de caninos, felinos e institui a prática de controle populacional de zoonoses no município. O vereador também é autor do projeto que cria a Clínica Veterinária Municipal, que ainda não foi implantada. A clínica é destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte, para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos.“Tanto o Centro de Esterilização como a clínica são questões de saúde pública, pois a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal”, disse Marcus.

O trabalho de castração de animais domésticos é realizado com base no levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, em relação a incidência de animais doentes nos bairros da cidade.

De acordo com o coordenador do Centro de Castração Público, Henrique Xisto, os atendimentos estão sendo priorizados em bairros com maior quantidade de casos de calazar.

Luis Boenergio/Ascom

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons