Vivido por diversos povos e comunidades tradicionais do Maranhão e de outros Estados, entre os dias 22 e 24 de novembro, o território Krikati recebeu cerca de 500 pessoas para um momento de intercâmbio de experiência de lutas, saberes e resistência durante arealização do IX Encontrão da TEIA dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.
Organizado de forma a permitir aparticipação horizontal de todos os presentes, a TEIA abriu – uma vez mais –seus espaços e deu voz àquelas e àqueles que têm na luta, por território e bem viver, a singularização das diferenças.
Com processo de organização iniciado, de forma coletiva, no início do mês de outubro deste 2018, as equipes de coordenação do IX Encontrão iniciaram de forma objetiva os preparos paraesta edição da TEIA. As propostas de discussão foram segmentadas em cinco principais esteios, Comunicação; Gênero e Poder; Soberania Alimentar e Modos de Produção; Auto proteção e Cuidado; e Organização e Autogestão.
A TEIA
O extenso pátio formado pelo primeiro de três grandes círculos de casas do povo Krikati era o ponto central da aldeia São José, território escolhido para o segundo encontro da TEIA deste ano. A aldeia dista pouco mais de 20 quilômetros do município de Montes Altos, ao qual está circunscrita, e 85 quilômetros da cidade de Imperatriz.
O caminho que se lança para o pátio central leva antes ao barracão construído pelos anfitriões para receber parte das atividades do Encontrão, como as assembleias e alguns dos atos de manifestação cultural das e dos presentes. Ladeando o barracão, uma construçãode cerca de cinco metros quadrados, que dá guarida aos alto falantes e ao microfone utilizados para a comunicação com toda a aldeia. CONTINUE LENDO AQUI…
TERRITÓRIO KRIKATI MONTES ALTOS MA.
Posts Recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias