O Cerrado é considerado o Berço das Águas porque é a região que abriga os três maiores aquíferos que abastecem o Brasil e países vizinhos: Guarani, Bambuí e Urucuia. A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e ao contrário da imagem propagada de isolamento e solo rachado, ela abriga uma diversidade de espécies importantes para o equilíbrio ambiental.

Apesar de serem tão estratégicos para a nossa própria sobrevivência, mais da metade da vegetação nativa do Cerrado e 46% da Caatinga já foram desmatadas! Além disso, os biomas ainda não possuem o status de Patrimônio Nacional. Uma das consequências mais visíveis é a falta d’água. As crises hídricas do Sudeste e do Centro-Oeste, que tiveram seu ápice em 2014 e 2015, são resultados desse desmatamento. Se não forem transformados em Patrimônio Nacional como os outros biomas, o Cerrado e a Caatinga continuarão sendo desmatados sem maiores implicações legais e jurídicas.

Junte-se aos povos do Cerrado e da Caatinga na defesa da água e da vida! Assine a petição pública que exige que o Cerrado e a Caatinga sejam Patrimônio Nacional!

ASSINE A PETIÇÃO 

AJUDE A PROTEGER, POR  FAVOR!

Posts Recentes

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons