Evento tem início nesta quarta-feira, 27, com solenidade de abertura e mesa redonda, se estendendo até a próxima sexta, 29, com palestras sobre o tema

Tem início, a partir das 19 horas desta quarta-feira, 27, o 1º Curso de Formação da Rede de Atendimento à Mulher de Porto Nacional, evento voltado a profissionais que atuam no acolhimento de mulheres vítimas de violências no município, localizado a 62 km de Palmas. Realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep), do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e da 3ª Defensoria Cível e da Violência Doméstica de Porto Nacional, o evento acontece até a próxima sexta-feira, 29, no Câmpus portuense do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), contando com diversas palestras e momentos de discussão.

O objetivo do Curso, segundo explica a defensora pública Denize Souza Leite, uma das organizadoras do evento, é otimizar os serviços de amparo às mulheres vítima de violências em Porto Nacional, qualificando as abordagens para que, a partir delas, sejam identificados os fluxos que atendam às necessidades das vítimas, evitando, assim, situações de peregrinação e revitimização.

“Nesse contexto, fomentar a formação e articulação dessa rede de atendimento no município de Porto Nacional é oportuno, em função da atual conjuntura onde o machismo, a misoginia e o patriarcado ainda permeiam as relações sociais, violentando, assassinando e retirando os direitos das mulheres”, reforça Denize Leite, defensora pública titular da 3ª Defensoria Cível e da Violência Doméstica de Porto Nacional.

Programação

Dia 27 de março:

. 19 horas – Abertura oficial.

. 19h30 às 22h30 – Mesa redonda sobre os temas:

“Violência de gênero na atualidade – dificuldades e avanços”, com Glays Ially Ramos, professora-doutora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT); e

“Direitos Humanos com enfoque na violência de gênero”, com Franciana Di Fátima Cardoso, defensora pública e coordenadora Nudem.

Dia 28 de março:

. 8 horas às 9 horas – “A construção sócio-cultural de homens e mulheres nas relações de gênero e raça”, com Karoline Chaves, advogada especializada na advocacia para mulheres.

. 10 horas às 11 horas – “Lei Maria da Penha: histórico e aspectos relevantes”, com Vanda Sueli Machado de Sousa Nunes, defensora pública.

. 14 horas às 15 horas – “Aspectos psíquicos e acolhimento da mulher que sofre violência, sinais de violência e plano de proteção”, com Martha de Sousa Moreira, psicóloga.

. 15 horas às 16 horas – “Atendimento às mulheres em situação de violência. A mulher e as dificuldades em romper da relação violenta. Ciclos de violência”, com Mirtes Pereira de Moura, assistente social atuante na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher.

Dia 29 de março:

. 8 horas às 8h30 – “O atendimento da mulher em situação de violência doméstica e familiar pela autoridade policial”, com Milena Santana de Araújo Lima, delegada, ex-titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Nacional.

. 8h30 às 9 horas – “O Atendimento da mulher em situação de violência doméstica e familiar”, com a defensoria pública Denize Souza Leite. 

. 9 horas às 9h30 – “A atuação do Ministério Público no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar”, com Márcia Stefanello Valente, promotora de Justiça.

. 14 horas às 14h30 – “Rede de atendimento à mulher em situação de violência”, com Aline Gonçalves, psicóloga do Centro de Referência de Ação Social (Creas).

. 14h30 às 15 horas – “Desafios e possibilidades para a construção do fluxo de atendimento no município de Porto Nacional”, com Jurimar Mendes Lima Júnior, Anagesp/Assistente Social da DPE/TO, Elizângela Sales Brito, Anagesp/Pedagoga da DPE/TO e Nair Mendes Godoi, Anagesp/Psicóloga da DPE/TO…( Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO)

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons