Praia da Ponta recebe a estrutura de temporada em Araguatins Governo do TocantinsPraia da Ponta recebe a estrutura de temporada em Araguatins

Com o objetivo de discutir o apoio do Governo do Estado para a temporada de praia de Araguatins em 2019, o secretário municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude, Divino Marcos Pereira, esteve reunido com o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, nessa quarta-feira, 20. Também participaram do encontro o secretário municipal de Governo e Meio Ambiente, Márcio José Carneiro Santana; e o secretário municipal de Administração, Josenildo Marques Amado.

Localizado no Bico do Papagaio, a cerca de 620 km de Palmas, o município de Araguatins é reconhecido por seu potencial turístico e por atrair visitantes dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, especialmente. Segundo dados da Adetuc, o número de visitantes, durante a temporada, praticamente triplicou nos últimos sete anos. “Nossa expectativa é ampliar o número de turistas”, revelou Divino, lembrando que os atrativos locais vão muito além das belas praias banhadas pelo rio Araguaia.

“Receber a visita de representantes de uma das cidades polo do Bico [do Papagaio] demonstra o interesse em ampliar parcerias para o desenvolvimento turístico e cultural da região, e o Estado entende a importância desta parceria”, enfatizou Tom Lyra, que confirmou a disposição do governador Mauro Carlesse em apoiar os municípios com praia na infraestrutura e que deverá estar presente durante a abertura oficial da temporada, na primeira semana de julho. O presidente Tom Lyra ainda convidou o gestor a participar da reunião com os prefeitos marcada para o dia 16 de abril, com o intuito de orientar os gestores sobre a inserção/atualização de dados no Mapa do Turismo Brasileiro.

Atrativos

A Praia da Ponta, localizada em frente ao Cais do Porto, é a praia oficial da temporada em Araguatins, recebendo infraestrutura de bares, restaurantes e palco para apresentações musicais.

A Ilha de São Vicente fica localizada à frente do Cais do Porto, e tem como destaque o Paredão do Nego Velho, que abriga, no seu topo, imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de alpinismo e escalada. A praia de São Raimundo fica na Ilha e tem aproximadamente 5 km de extensão, situada em frente do Povoado de São Raimundo, do município de Brejo Grande (PA), e surge somente durante a alta temporada, com acesso somente por barco.

Percorrendo uma trilha a 20 km do distrito da Macaúba, a 32 km de Araguatins, fica a cachoeira do rio São Martinho, com 4 metros de queda d’água que deságua em uma piscina de água cristalina, excelente local para a prática de canoagem e caiaque.

Na margem esquerda do rio Araguaia, encontra-se a Ilha da Sapucaia, com areias finas e brancas e vegetação amazônica, sendo bastante explorada para acampamentos de famílias mesmo fora de temporada. A praia possui cerca de 10 km de extensão e o percurso até lá dura em torno de 1h45 de barco a motor partindo do cais de Araguatins. Já a praia do Noronha, situada na margem esquerda do Araguaia, em frente à Ilha de São Vicente, é alcançada após 30 minutos de barco, sendo excelente local para pesca esportiva e acampamento.

Fora da temporada, o Carnaval é uma das festas mais prestigiadas de Araguatins, com participação de inúmeros blocos carnavalescos e a escola de samba Unidos do Sossego. O Réveillon no Cais do Porto é outro atrativo, com queima de fogos e participação de bandas ao vivo…( 22/03/2019 – Seleucia Fontes/Governo do Tocantins)

Praia da Ponta recebe a estrutura de temporada em Araguatins – Emerson Silva/Governo do Tocantins

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Subscribe” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons