Chegou o período do ano em que os pecuaristas começam o planejamento para a próxima estação de monta. O médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produto para grandes animais da Syntec do Brasil, destaca dois pontos importantes para o sucesso do programa de reprodução:  manejo sanitário e nutricional durante todo o período. “A ciclicidade dos animais só se manifesta em condições de saúde plena, ou seja, animais doentes ou desnutridos podem até apresentar sinais de cio, porém suas condições fisiológicas reprodutivas podem estar ausentes ou comprometidas. A exemplo é a fertilidade e qualidade dos óvulos”, ressalta o especialista.

Thales Vechiato recomenda um programa de suplementação nutricional com altos níveis de proteína, principalmente nos meses de seca, que antecedem a estação de monta na maioria das fazendas brasileiras. “No que se refere ao manejo nutricional, é importante que a mineralização do rebanho esteja em dia, com o fornecimento das exigências das categorias animais. Além disso, é preciso garantir bom fornecimento de volumoso, seja via pasto deferido durante a seca ou silagem de milho ou cana aos machos e fêmeas que entram em reprodução. Vacas com escore corporal (ECC) abaixo de 2,25 podem ter índices reprodutivos reduzidos e comprometidos”, explica o veterinário.

Vechiato ressalta o fato de o bom manejo estar entre os principais fatores para o sucesso do programa de reprodução. “Com nutrição balanceada e específica para cada categoria animal, pode-se potencializar e acelerar a fertilidade do rebanho. Por exemplo, novilhas bem suplementadas podem entrar em fase reprodutiva mais cedo e, com isso, a propriedade pode ter bezerros mais precocemente, aumentando a taxa de desfrute do rebanho. Além disso, vacas com vermifugação e vacinação em dia tendem a ter melhor índices reprodutivos do que aquelas com saúde comprometida”.

Para auxiliar no processo de reprodução, a Syntec oferece Prolise, hormônio luteolítico, cuja função principal é favorecer a ciclicidade das fêmeas, contribuindo para programas reprodutivos nas fazendas pecuária e em haras. A solução conta com d-Cloprostenol, análogo da prostaglandina de alta potência, molécula segura e potente, que age sobre o útero e, quando aplicado no pós-parto, auxilia na rápida recuperação da fêmea, diminuindo o intervalo entre o parto e a concepção.

Sobre a Syntec

A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br

Fonte: Fernanda Souza
 www.textoassessoria.com.br   

Posts recentes

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons